25 janeiro 2009

20 janeiro 2009

Súmula Final / Camp.Brasileiro da Classe Finn - 2009


Click na imagem para visualizar a ampliação.



Evolução das posições ao longo do campeonato:

Report do Campeonato Brasileiro da Classe Finn / 2009

Report do Campeonato Brasileiro da classe Finn.

O campeonato brasileiro de Finn teve inicio em 17 de janeiro de 2009, sediado pelo Yatch Club Paulista na raia 02 da represa Guarapiranga.

Competiram velejadores, de idades e tamanhos bem diferentes, entre 16 e mais que 65 anos e de 85 e 125 kg, o que mostra a versatilidade da classe Finn atual.

A Classe Finn do Brasil está orgulhosa, não só pela realização do seu campeonato nacional, mas também pelo lançamento do barco nacional, o Finn Holos, que participa de sua primeira competição.

Em 17/01, primeiro dia de regatas, velejamos de NW com mais que 20 knts em ambas as regatas. Nestas condições sobressaíram Henry Boening e Jorge Zarif filho que fizeram 1 e 2 lugares cada um. Em um dia de maravilhosas planadas, mas também de capotadas espetaculares. A terceira regata programada foi anulada, pela entrada de tempestade tropical com ventos de mais de 35 knts, que pegou a flotilha ainda na raia. Mais uma prova de que o barquinho ‘e “Macho”, todos voltaram pra casa velejando, escoltados pelos barcos de apoio e sem nenhuma quebra importante na flotilha.

Segundo dia foram feitas 3 regatas também com NW forte, de mais de 20 knts. Novamente os destaques foram “Maguila”, Jorginho e também Mauricio Bueno que marcou 2-2-2. Destaque para o bom desempenho do Finn nacional que em condições duras de velejo marcou 5-3 lugares.

Terceiro dia de regatas foi um desafio aos competidores. Vento fraco também de NW, com rondadas de 60 graus e variando de 5-8 knts. Pelo menos um pouco de descanso para os músculos doloridos. Jorginho foi perfeito e fez dois primeiros lugares. Ao fim deste dia somente Jorginho, Maguila e Bueno poderiam conquistar o titulo.

No quarto e ‘ultimo dia foram realizadas três regatas com ventos de 15 a 20 knts de quadrante Sul. Com planadas fantásticas e o Jury “ligando e desligando” a regra 42, conforme o vento passava dos 12 knts. A disputa foi muito acirrada. Tendo sido definida somente na ‘ultima regata em favor de Henry “Maguila” Boening com Jorginho Zarif em segundo geral e também o campeão Brasileiro Jr.. Em terceiro lugar ficou Maurício Bueno com regularidade exemplar.

Foi destaque o excelente clima de cordialidade e honestidade que marcou este evento.

O barco nacional, produzido na Holos, mostrou-se super competitivo em comparação com Devotti’s e Lemieur’s. Extremamente confiável, não houve quebras e pontuou varias regatas entre os três primeiros lugares.

O próximo Brasileiro será em 2010 no Rio de Janeiro, em fevereiro, no Feriado de Carnaval. Esperamos por todos na cidade Maravilhosa.

Fernando Madureira.

Secretario Nacional da Classe Finn

15 janeiro 2009

Camp.Brasileiro da Classe Finn 2009 - Aviso de Regata

Campeonato Brasileiro da Classe Finn
17 a 20 de janeiro de 2009
Yacht Club Paulista - São Paulo - SP

Autoridades Organizadoras:
Associação Brasileira da Classe Finn
Confederação Brasileira de Vela e Motor
Federação de Vela do Estado de São Paulo

Sede do Evento:
Yacht Club Paulista
Estrada do Itupu, 1077
Chácara Vista Alegre, Guarapiranga
CEP-04922-100 – São Paulo -SP
Fone: (11)5514-6911 e 6912
Site do clube: www.ycp.com.br

2º AVISO DE REGATA

1. REGRAS: A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela da ISAF 2009-2012 (RRV ISAF 2009-2012 - http://www.sailing.org/tools/documents/RRS2009-2012- [5950].pdf).

2. PROPAGANDA: A propaganda será restrita à categoria “C” de acordo com o Regulamento 20 da ISAF. Barcos com propaganda deverão fornecer cópias do certificado de propaganda antes do início do campeonato.

3. ELIGIBILIDADE: A regata será aberta a barcos da classe Finn e competidores que estiverem de acordo com as regulamentações da Classe e em dia com as anuidades de suas respectivas federações estaduais. Todos os barcos participantes deverão permanecer na sede da competição
(YCP), durante os dias da competição, sob pena de desclassificação de toda a série de regatas.

4. INSCRIÇÕES: Os barcos e competidores elegíveis poderão se inscrever preenchendo o formulário de inscrição e entregando-o na Secretaria do Campeonato na sede náutica do YCP, até as 12h00min do dia 17 de janeiro de 2009. A taxa de inscrição será de R$ 200,00 (duzentos reais) por barco.

5. PROGRAMAÇÃO:
a. Sábado – DIA 17 – 08h às 10h15m: Pesagem dos barcos
b. Sábado - DIA 17 – 10h30m: Reunião de Abertura com Timoneiros (definições sobre Bandeira Amarela).
c. Sábado - DIA 17 - 13h: Regatas
d. Domingo - DIA 18 – 13h: Regatas
e. Domingo - DIA 18 – 18h: Assembléia Geral Classe Finn, seguida de confraternização (sanduíche “de metro”) na lanchonete do YCP.
f. Segunda-feira - DIA 19 – 14h: Regatas
g. Terça-feira - DIA 20 – 14h: Regatas
h. Terça-feira - DIA 20 – 19h: Entrega de Prêmios, seguida de confraternização (sanduíche “de metro”) na lanchonete do YCP.
Observação 1: No final de semana anterior ao campeonato (dias 10 e 11 de janeiro de 2009), a Classe Finn em SP, com apoio do YCP, realizará regatas-treino na Raia 2 da Represa de Guarapiranga, a partir das 13hs., para as quais todos os competidores estão convidados a participar. Os barcos que já estiverem nesse final de semana no YCP já poderão ser
pesados.
Observação 2: A diminuição de 03 kgs no peso do barco ainda não estará em vigor, pois, conforme regras da IFA, depende de medição oficial e aditamento ao Certificado de Medição. Caso seja retirada a bússola, um peso corretivo de 03 kgs deverá ser fixado em seu lugar.
Observação 3: O Yacht Club Santo Amaro – YCSA disponibilizará alojamentos / apartamentos aos velejadores de outras cidades. Os interessados devem contatar diretamente o Jorge Vassilas
(vassilas@ig.com.br) sobre preços e condições.

6. FORMATO DA COMPETIÇÃO: O número de regatas programadas é de 12 (doze) regatas, podendo haver até 03 (três) regatas por dia. A hora programada para o sinal de atenção da primeira regata dos dias 17 e 18 será às 13h00min, enquanto nos dias 19 e 20 será às 14h00min.

7. ÁREA DE REGATAS: Raia 2 da Represa de Guarapiranga conforme Anexo “A”.

8. INSTRUÇÕES DE REGATA: As instruções de regata estarão à disposição dos participantes na Secretaria da Competição no momento da inscrição.

9. PERCURSOS: Barla-sota 4 (quatro) e 5 (cinco) pernas.

10. PONTUAÇÃO: É requerido que 04 (quatro) regatas sejam completadas para que se constitua a série.
(a) Quando menos de 05 (cinco) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.
(b) Quando de 05 (cinco) a 08 (oito) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seu pior resultado.
(c) Quando mais de 08 (oito) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seus 02 (dois) piores resultados.

11. PREMIAÇÃO: Serão premiados os 3 (três) primeiros colocados (geral), o 1º. Grand-Master, o 1º. Master e o 1º. Junior. Qualifica-se como Grand-\Master aquele velejador nascido em/ou antes de 1959, e como Master aquele velejador nascido em/ou antes de 1969. Será Junior aquele
velejador que não tenha completado 21 anos até 01/01/2009.

12. RESPONSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. Os apoiadores e organizadores e todas as partes envolvidas na organização do evento, não assumem qualquer responsabilidade por acidentes, inclusive morte, danos, perda pessoal, de materiais ou outra qualquer natureza, referente aos barcos e participantes, antes, durante e depois do evento. Os participantes estão competindo por seu próprio risco e responsabilidade.