20 janeiro 2009

Report do Campeonato Brasileiro da Classe Finn / 2009

Report do Campeonato Brasileiro da classe Finn.

O campeonato brasileiro de Finn teve inicio em 17 de janeiro de 2009, sediado pelo Yatch Club Paulista na raia 02 da represa Guarapiranga.

Competiram velejadores, de idades e tamanhos bem diferentes, entre 16 e mais que 65 anos e de 85 e 125 kg, o que mostra a versatilidade da classe Finn atual.

A Classe Finn do Brasil está orgulhosa, não só pela realização do seu campeonato nacional, mas também pelo lançamento do barco nacional, o Finn Holos, que participa de sua primeira competição.

Em 17/01, primeiro dia de regatas, velejamos de NW com mais que 20 knts em ambas as regatas. Nestas condições sobressaíram Henry Boening e Jorge Zarif filho que fizeram 1 e 2 lugares cada um. Em um dia de maravilhosas planadas, mas também de capotadas espetaculares. A terceira regata programada foi anulada, pela entrada de tempestade tropical com ventos de mais de 35 knts, que pegou a flotilha ainda na raia. Mais uma prova de que o barquinho ‘e “Macho”, todos voltaram pra casa velejando, escoltados pelos barcos de apoio e sem nenhuma quebra importante na flotilha.

Segundo dia foram feitas 3 regatas também com NW forte, de mais de 20 knts. Novamente os destaques foram “Maguila”, Jorginho e também Mauricio Bueno que marcou 2-2-2. Destaque para o bom desempenho do Finn nacional que em condições duras de velejo marcou 5-3 lugares.

Terceiro dia de regatas foi um desafio aos competidores. Vento fraco também de NW, com rondadas de 60 graus e variando de 5-8 knts. Pelo menos um pouco de descanso para os músculos doloridos. Jorginho foi perfeito e fez dois primeiros lugares. Ao fim deste dia somente Jorginho, Maguila e Bueno poderiam conquistar o titulo.

No quarto e ‘ultimo dia foram realizadas três regatas com ventos de 15 a 20 knts de quadrante Sul. Com planadas fantásticas e o Jury “ligando e desligando” a regra 42, conforme o vento passava dos 12 knts. A disputa foi muito acirrada. Tendo sido definida somente na ‘ultima regata em favor de Henry “Maguila” Boening com Jorginho Zarif em segundo geral e também o campeão Brasileiro Jr.. Em terceiro lugar ficou Maurício Bueno com regularidade exemplar.

Foi destaque o excelente clima de cordialidade e honestidade que marcou este evento.

O barco nacional, produzido na Holos, mostrou-se super competitivo em comparação com Devotti’s e Lemieur’s. Extremamente confiável, não houve quebras e pontuou varias regatas entre os três primeiros lugares.

O próximo Brasileiro será em 2010 no Rio de Janeiro, em fevereiro, no Feriado de Carnaval. Esperamos por todos na cidade Maravilhosa.

Fernando Madureira.

Secretario Nacional da Classe Finn

Nenhum comentário: